Um ninho de entrevistas dedicado à actualidade da ilustração e banda desenhada nacionais.
Uma bicada nos mais desatentos pelo que por cá se faz.
Um bater de asas para divulgar os nossos projectos e autores.

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Entrevista a Ricardo Venâncio acerca do projecto Fistful of Fanart




Há projectos que entusiasmam tanto pela simplicidade do conceito como pela qualidade artística que exibem. Há pouco mais de um ano nasceu um desses exemplos pelas mãos de alguns dos mais talentosos ilustradores portugueses, um blogue chamado Fistful of Fanart.

Não sendo propriamente um projecto de banda desenhada a ela diz respeito e, por isso, fomos saber mais junto do seu criador, o ilustrador e banda desenhista Ricardo Venâncio. Para ficarmos a conhecer a ideia que deu origem a tudo bastam 3 perguntas. Após a leitura das mesmas, uma visita ao blogue é fundamental (assim como um "like" à página de Facebook, já agora). Enjoy!

Acerca do Fistful of Fanart… 



"Bane" por Jorge Coelho


Quem criou?

O Fistful of Fanart foi criado por mim, Ricardo Venâncio, em Novembro de 2010, e serviu de desculpa para ter um grupo de colegas e amigos a desenhar coisas pelo simples gozo de desenhar, fora do âmbito do trabalho que nos paga as contas normalmente.
No estúdio onde trabalho, o The Lisbon Studio, já tivemos uns quantos exercícios do género que, além de serem um escape profissional para todos, originaram resultados bem interessantes em termos de ilustrações.



"Darkseid"por Ricardo Venâncio


O que é?

O Fistful of Fanart é, como o nome indica, um blog de fanarts, ou seja, de ilustrações de personagens criadas por outros autores, que nos inspiram ou com as quais crescemos. 
Na altura em que comecei a pensar neste desafio, já existiam alguns sketchblogs na net, casos do Comic Twart, BristolWhip e afins, e a estrutura de todos andava à volta de um tema semanal que todos os participantes interpretavam à sua maneira.
Eu próprio estou noutro sketchblog que tem essa dinâmica, o Brand New Nostalgia, juntamente com o meu colega de estúdio, Jorge Coelho.



"Jekyll & Hyde" por Nuno Duarte


Para o Fistful, eu queria algo diferente. Ao invés de ter um tema semanal ilustrado por vários ilustradores, o Fistful of Fanart tem um ilustrador e uma personagem a cada actualização. Como num Cadáver Esquisito, cada entrada individual no blog deve estar ligada à anterior através da escolha da personagem, ligação que pode ser a mais óbvia ou mais absurda possível. Um nome semelhante, a mesma editora, uma cor, um encontro entre as duas personagens numa dada história, tudo serve para fazer essa ligação e todas são encorajadas. 
Assim, o gozo de quem participa, e espero eu, de quem visita o blog, é ver para onde as escolhas de cada ilustrador nos levam, e que ligações improváveis se conseguem criar.
Neste momento, temos incidido muito sobre comics americanos, mas a qualquer altura podemos saltar para outros mundos, e aí está o gozo deste jogo.



"The Dark Phoenix" por Joana Afonso


O que pretende?

O Fistful of Fanart pretende mostrar um grupo de ilustradores (para já, todos portugueses) a trabalhar personagens conhecidas, algumas famosas e outras menos, pelo puro prazer de desenhar. O meu objectivo é continuar a convidar pessoal para participar e aumentar a lista de entradas, esperando que haja alguém do outro lado curioso para continuar a ver o que fazemos.
À parte de alguns problemas de organização de calendários de trabalho e participações (todos somos profissionais e temos compromissos à volta dos quais temos que gerir estes exercícios), as coisas têm corrido bem e todos os ilustradores têm feito trabalhos excelentes.
Tenho ficado bastante satisfeito com a participação de todos, e acho que não faz mal a ninguém ver do melhor que se faz cá em Portugal, precisamos de mais iniciativas para mostrar o que podemos fazer por cá, seja para nos representar lá para fora, seja para nos inspirar cá dentro.


Para saber mais acerca do projecto visite os seguintes links:


Sem comentários:

Enviar um comentário